domingo, 27 de junho de 2010

Volta ao Blog


Depois de algum tempo sem escrever no blog e praticamente abandoná-lo por diversas razões pessoais, decidi voltar a escrever e compartilhar as minhas angústias sobre política e democracia.
No Brasil estamos vivendo um ano de decisão e escolhas de governantes. Isso é democracia?
Apenas escolher quem governa é democracia?
A morte de Saramago me deu uma sensação de que estamos de alguma forma órfãos de lutas e críticas sobre a Democracia e a Política mundial. E permaneceremos nessa orfandade. " Antes estavas, agora já não estás".
Em uma conferência sobre Democracia, Saramago disse:

" Tudo se discute nesse mundo, menos a democracia. A democracia está aí como uma espécie de santa de altar, da qual já não se espera milagre, mas que está como uma referência de democracia.
Não se repara que a democracia em que vivemos é uma democracia seqüestrada, condicionada, amputada.
Porque o poder do cidadão, o poder de cada um de nós limita-se na esfera política a tirar um governo de que não se gosta e colocar um outro que talvez se venha a gostar, nada mais.
Mas as grandes decisões são tomadas numa outra esfera que todos sabemos qual é.
As organizações financeiras internacionais (FMI), as organizações mundiais de comércio, os bancos mundiais, tudo isso. Nenhum desses organismos é democrático e portanto quando mexe com o poder, como continuar a falar de democracia, se aqueles que efetivamente governam o mundo não são escolhidos democraticamente?
Quem é que escolhe os representantes dos países nessas organizações? Os povos? Não. Onde está então a democracia?"